Mercado e Negócios

Automação Comercial: a melhor forma de otimizar o seu negócio

Automação Comercial: a melhor forma de otimizar o seu negócio

A automação comercial otimiza e automatiza os processos gerenciais e operacionais das empresas. Aplicada em diferentes nichos, a automatização de um negócio pode ser completa ou parcial, resultando em redução de custos, aumento de produtividade, otimização da experiência do cliente e, consequentemente, ampliação dos lucros.

Ao incluir processos automatizados no seu comércio, você diminui e redireciona os esforços manuais e humanos a atividades de maior relevância para crescimento da empresa. A Canal Automação é especialista nesse assunto e, aqui, você poderá entender qual é a melhor forma de otimizar o dia a dia do seu negócio.

Confira os tópicos que abordaremos:

  • O que é automação comercial?
  • Para que serve automação comercial?
  • Processos que podem ser automatizados
  • Quais equipamentos são usados na automação comercial?
  • Como saber se a minha empresa precisa de investimento em automação?
  • Quais as vantagens da automação comercial?

O que é automação comercial?

A automação comercial é o uso de sistemas e equipamentos que automatizam processos rotineiros de empresas: registro de presença de funcionários, vendas de mercadorias, controle de estoque, entre outros processos administrativos e operacionais são otimizados pela automação.

A partir desses hardwares e softwares, a empresa gera e coleta dados diversos que permitem otimizar custos, processos e até os produtos e serviços oferecidos. Os reflexos da automação comercial atingem todas as esferas de um negócio: o financeiro, o administrativo, o operacional e a gestão, sem deixar de lado o cliente, melhorando o processo de compra e sua satisfação.

Para que serve a automação comercial?

A automação permite reduzir ou remover processos manuais custosos em tempo e dinheiro do seu negócio. Com os equipamentos e sistemas certos, é possível implementar uma rotina padronizada, mais ágil e eficiente para a sua equipe, investir em pessoas, em estrutura, diminuir gastos materiais, entre outras coisas.

Nesse sentido, a automação serve para te auxiliar a direcionar os investimentos em pontos relevantes do seu negócio a partir da redução de gastos financeiros e de tempo investido em processos manuais ultrapassados na rotina da sua empresa.

Além disso, ao automatizar os processos internos, você previne erros humanos, diminuindo riscos na geração e controle de dados e possibilitando a identificação de falhas e otimizações necessárias em diferentes processos.

Quais processos podem ser automatizados?

Agora que você entende o que é e para que serve a automação comercial, pode estar se perguntando que tipos de processos podem ser automatizados no seu negócio. Confira alguns:

Processos financeiros

Todas as entradas e saídas financeiras do seu negócio podem ser controladas por meio da automatização de forma segura, precisa e rápida. Com softwares e equipamentos adequados, é possível registrar as movimentações do que há de dívida, lucro, gastos e tudo que envolve o departamento de finanças.

Controle de estoque

Em comércios de pequeno, médio ou grande porte, o estoque está presente e representa grande parte dos desafios dos gestores das empresas. Sem acompanhamento constante, ágil e completo, seu negócio pode sofrer com ruptura de estoque, perdas, furtos e outros problemas – é aí que entra a automação.

Dois funcionarios fazendo controle de estoque usando leitor de c?digo de barras

Controlar manualmente tudo que entra e sai do seu estoque envolve horas e horas de trabalho. Muitos papéis, tabelas e tempo são desperdiçados no processo. Ao automatizar o controle de estoque, você mantém sua contagem sempre atualizada e correta, além de ter maior facilidade com os dados fiscais relacionados às mercadorias.

Controle fiscal

São os processos comerciais automatizados que fornecem documentos fiscais de forma rápida e fácil em diversos tipos de comércios: emissão de notas fiscais, cupons eletrônicos, entre outros, seja para você, para fornecedores ou para o seu cliente final.

Quais equipamentos são usados na automação comercial?

Existem equipamentos de automação para os mais diferentes processos comerciais de uma empresa. Portanto, é essencial entender as necessidades de otimização do seu negócio para saber em quais investir. Com as ferramentas de automação adequadas, é possível garantir organização e controle de demandas, colaboradores, clientes e finanças. Confira alguns desses equipamentos:

Relógio de Ponto

O relógio de ponto é essencial para ter o controle de tempo de serviço da sua equipe. Ele registra o horário de entrada e saída de cada colaborador, documentando de forma automática e rápida a quantidade de horas trabalhadas por cada integrante da empresa.

Com os registros realizados em tempo real, de forma segura e ágil, fica mais fácil fechar o ponto e o holerite de cada funcionário ao final do mês e realizar o controle do banco de horas, ou horas extras. Além disso, usar um relógio de ponto não é apenas um benefício para o empresário, mas também para o trabalhador, que consegue controlar e registrar seus horários juntamente com a empresa, tendo todos os respaldos necessários quanto à sua carga horária de trabalho e faltas.

Existem diversos modelos de relógio ponto, sendo os pontos eletrônicos um dos mais seguros e modernos. Os diferentes pontos digitais disponíveis no mercado variam de acordo com suas tecnologias e capacidades: vale a pena investir nos pontos biométricos para garantir a veracidade dos dados registrados e prevenir passivos trabalhistas.

Esse equipamento de automação é tão relevante que existe até a Lei do Ponto Eletrônico, de mais de 10 anos, que torna obrigatório o uso de relógio de ponto eletrônico em empresas com mais de 10 funcionários.

Impressoras

As impressoras ainda são utilizadas no mundo todo para dar vida a documentos ou formulários. Nas empresas e comércios, elas são essenciais para emitir notas fiscais impressas, holerites, contratos e quaisquer outros documentos que demandem assinaturas, por exemplo.

As impressoras de nota fiscal são essenciais, visto que a emissão da nota é necessária em todo o país.

Balanças comerciais

Seja para conferir o recebimento de mercadorias ou para pesar o pão na sua padaria, as balanças comerciais são equipamentos de automação comercial básicos e atendem diferentes nichos.

De balanças pesadoras a balanças contadoras de peças, esses equipamentos auxiliam muito na conferência de entradas e saídas de estoque. A precisão desses equipamentos ajudam a evitar perdas no dia a dia, a aumentar a agilidade em atendimentos e recebimentos de mercadorias e dar mais segurança aos clientes.

Leitores de código de barras e coletores de dados

A maioria das empresas usa códigos para identificar seus produtos: o código de barras e o QR code são os principais . Contar com leitores de códigos de barras e coletores de dados para receber mercadorias, registrá-las em estoque ou identificá-las no momento da venda, seja no caixa ou na expedição logística, é uma das formas de automatizar esses diferentes processos no seu negócio.

Caixa identificando via leitor de c?digo de barras o produto da cliente

Os coletores de dados também são essenciais para automatizar o processo de inventário de estoque. Esses dois equipamentos são modernos, leem os códigos em frações de segundos, poupam esforço físico e mental dos colaboradores, tornam todo o processo de identificação das mercadorias mais simples e ajudam a prevenir perdas, tanto por validade do produto quanto por furtos de estoque.

Como saber se a minha empresa precisa de investimento em automação?

Seja de pequeno, médio ou grande porte, varejistas, atacadistas, indústrias, provedores de serviços: todas as empresas necessitam de algum tipo de automação. Mas para te ajudar, preparamos algumas perguntas para que você obtenha essa resposta:

  • Tenho um ou mais sistemas completos e integrados para gerir e controlar os dados da minha empresa?
  • Meu estoque está sempre atualizado, não sofro com perdas, rupturas nem falta de produtos?
  • Minha gestão financeira é rápida, segura e assertiva?
  • Meus dados estão protegidos e seguros, sem riscos de serem vazados?
  • Tenho todas as informações do meu negócio disponíveis rapidamente?
  • Meus colaboradores têm processos eficazes e bem estabelecidos que otimizam a rotina de trabalho?
  • Tenho o controle da jornada de trabalho, horas extras, faltas ou banco de horas dos meus colaboradores?

Se você respondeu "não" para alguma dessas questões, é hora de olhar com mais cuidado para o investimento em automação comercial, seja com softwares, equipamentos ou ambos. Caso tenha respondido "sim" para alguma ou todas as perguntas, muito provavelmente você já faz uso da automação no seu negócio.

Independente do segmento, investir em tecnologia é fundamental para uma empresa crescer e alavancar os lucros, destacando-se no mercado. A automação comercial existe para facilitar todos os processos que devem ser estabelecidos para que você e sua equipe trabalhem de forma fluida, ágil e assertiva.

Quais as vantagens da automação comercial?

São diversas as vantagens que a automação de processos gerenciais e operacionais pode trazer à sua empresa:

  • Agilidade na captura de dados;
  • Controle assertivo e em tempo real da frequência dos colaboradores;
  • Análises de dados e levantamento de inventários de forma rápida;
  • Controle de estoque completo, atualizado e seguro;
  • Redução do tempo gasto com processos falhos;
  • Redução de falhas humanas na rotina colaborativa;
  • Facilidade no gerenciamento financeiro;
  • Otimização de processos de vendas;
  • Otimização da experiência do cliente no seu negócio.

Essas são apenas algumas das vantagens que você garante em sua empresa permitindo que a automação comercial seja parte integrante de todos os processos. Alcance maior controle no monitoramento e na segurança de seus dados e produtos, maior eficiência de sua equipe e maior satisfação de seus clientes.

Empresario calculando o crescmento financeiro da empresa

Agora que você entende a automação comercial, não deixe de se aprofundar em diferentes tópicos abordados neste post aqui no nosso blog. Toda semana, você recebe conteúdos completos e atuais para otimizar o seu negócio.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?