RH

11/06/2020 / 7 meses atrás

Aprenda a automatizar os processos de RH

Aprenda a automatizar os processos de RH

Por Canal Automação em 1 agosto, 2019 - Atualizado em junho, 2020 -  *5 minutos para ler*

Automatizar os processos de RH não é algo a ser pensado para o futuro. Muitas empresas já estão modernizadas há anos, conectadas as mais diversas tecnologias de gestão de pessoas disponíveis no mercado. Essas empresas perceberam que deixando as tarefas manuais para as soluções de automação resolverem, o setor de RH pôde se dedicar muito mais para o desenvolvimento e gestão das pessoas, colaborando de forma efetiva para o atingimento dos objetivos das empresas.

Controlar o ponto, lidar com a folha de pagamento, desenvolver processos de recrutamento e seleção, entre outras atividades do dia a dia do RH, ficam muito mais simples com o apoio da tecnologia.

Sua empresa já utiliza processos automatizados de RH? Separamos os principais para você conhecer. Siga em frente!

Quais processos de RH podem ser automatizados?

Controle de ponto

Hoje em dia, fazer o controle de ponto ficou muito mais fácil. Com o auxílio da tecnologia, é possível registrar os horários de entrada e saída de colaboradores em relógio de ponto eletrônico por meio de biometria, cartões de proximidade, código de barras ou senha, e ainda tratar as marcações de ponto através de um software de tratamento de ponto eletrônico.

Através do controle de ponto, é possível fazer todo o armazenamento das informações do ponto dos colaboradores e também o tratamento das marcações registradas no relógio de ponto, gerando, automaticamente, as informações fundamentais para o fechamento da folha de pagamento.

Saiba mais sobre controle de ponto clicando aqui

Folha de pagamento

A automatização da folha de pagamento também traz grandes vantagens operacionais para o RH. Além dos dados serem mais precisos, as informações ficam todas centralizadas no sistema, minimizando erros por falhas humanas.

O controle financeiro dos recursos humanos também pode ser feito com mais eficácia, já que é possível gerar relatórios e acessar o histórico dos colaboradores com poucos cliques.

Recrutamento e seleção

Essa é uma poderosa ferramenta de automação, pois ajuda a equipe a não desperdiçar tempo com tarefas manuais. As soluções de recrutamento e seleção, dispõem de diversas funcionalidades. Veja algumas facilidades a seguir:

– Traça o perfil dos candidatos com agilidade;

– Realiza uma triagem eficiente, sem a necessidade de longas entrevistas;

– Permite que o agendamento de entrevistas sejam feitos pelo próprio candidato, via sistema;

– Fornece feedback em massa aos envolvidos na seleção, de forma automática.

Pesquisa de clima organizacional

Uma pesquisa de clima organizacional é sempre algo delicado de ser feito. Extrair da equipe sua opinião sincera sobre a empresa, exige muita habilidade e trabalho.

As soluções de pesquisa de clima organizacional automatizam o processo de preenchimento dos questionários pelos colaboradores e a tabulação de dados, restando para o time de RH trabalhar de forma estratégica na elaboração da perguntas e compreensão das respostas.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um processo que deve ser contínuo em qualquer organização. No entanto, executá-la de forma manual representa um custo significativo de pessoal para a empresa.

Além da automação do processo de auto-avaliação dos colaboradores, do armazenamento seguro das informações em um único local, centralizando todos os históricos das avaliações, a solução de avaliação de desempenho oferece a medição dos resultados e suas evoluções.

Como é possível automatizar esses e outros processos?

O uso de bons softwares de gestão de pessoas permite às organizações automatizar os processos de RH. Atualmente, o mercado oferece soluções que retiram das equipes de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas o peso de realizar manualmente tarefas como seleção, controle de ponto, fechamento de folha de pagamento, entre outras, tornando o setor mais estratégico e menos operacional.

Além de tomarem tempo, todas essas atividades estão sujeitas a erros e falhas humanas, gerando passivos trabalhistas incalculáveis, mas que podem ser evitados a partir do uso de ferramentas dedicadas exclusivamente a essas tarefas.

Veja um resumo das principais vantagens de se usar softwares de gestão para o RH:

  • foco na estratégia;
  • menos trabalhos manuais;
  • menor índice de erros e falhas humanas;
  • históricos de colaboradores;
  • agilidade nos processos de seleção;
  • informações armazenadas com mais segurança;
  • acompanhamento do desenvolvimento de carreira dos talentos;
  • automatização do cumprimento das exigências legais.

Neste artigo, procuramos abordar como o uso de softwares de gestão e a automatização de processos de RH podem facilitar o dia a dia da equipe, permitindo maior foco nas atividades estratégicas.

A automação de atividades excessivamente trabalhosas e manuais fazem com que as organizações ganhem tempo e qualifiquem seu relacionamento com os colaboradores.

Caso tenha interesse em saber mais a respeito desse tipo de tecnologia, entre em contato com a gente agora mesmo! Estamos à disposição para ajudá-lo a encontrar a solução ideal para o seu negócio.

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 4 + 1?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)