Ponto Eletrônico

Conhecendo o Equipamento - Relógio de Ponto Henry Prisma R2

Conhecendo o Equipamento - Relógio de Ponto Henry Prisma R2

INTRODUÇÃO

Este manual foi desenvolvido com a finalidade de apresentar os recursos do equipamento, modos de registro de ponto e comunicação.

O equipamento Prisma Super Fácil Advanced foi desenvolvido com a finalidade de registrar a frequência dos colaboradores obedecendo às especificações da portaria 1510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e portaria 595/2013 do Instituto Nacional de Metrologia, qualidade e tecnologia (INMETRO), não possuindo nenhuma funcionalidade de bloqueio de ponto por horário, controle de acesso ou de periféricos externos.

1. CONHECENDO O RODUTO

1.1. Métodos para Marcação de Ponto

1.2. Elementos Gerais

1.3. Conectores da Parte Traseira

1.4. Funcionalidade do Teclado

1.5. Funcionalidade do Display

1.6. Capacidade de Armazenamento dos Colaboradores

1.7. Capacidade de Armazenamento de Eventos

1.8. Sistema de Proteção do Equipamento

1.9. Relógio Interno

2. MENUS DO EQUIPAMENTO

2.1. Sistema

2.1.1. Data e hora

2.1.2. Impressora

2.1.3. Gerenciar usuário

2.2. USB

2.3. Comunicação

2.3.1 Tcp IP

2.3.2 Serial

2.4. Cadastros

2.4.1. Adicionar colaborador

2.4.2. Biometria

1. CONHECENDO O PRODUTO

Rel?gio de Ponto Henry

1.1. Métodos para Marcação de Ponto


1) Teclado Numérico com teclas de 0 a 9 (destinado a digitação de referência de no máximo 20 dígitos);

2) Teclado TouchScreen com digitos de 0 a 9 (digite a referência do colaborador de no máximo 20 dígitos);

3) Leitor RFID, padrão Wiegand 26 e Abatrack, na frequência de 125 kHz, e trabalha com cartões no padrão Unique;

4) Leitor biométrico óptico ou capacitivo, resolução de 500 DPI, resistente a desgastes, riscos e de alto desempenho na verificacão da impressão digital;

1.2. Elementos Gerais

5) Porta fiscal USB para remoção do AFD (arquivo fonte de dados);

6) Indicador luminoso de operações realizadas;

7) Display LCD TouchScreen;

8) Comprovante de registro, emitido no momento da marcações de ponto;

9) Impressora térmica de alta resolução e rapidez;

10) Chave de segurancça contra violações.

1.3. Conectores da Parte Traseira

1) Conector para RS232* e bateria de 7,4v 3A;

2) Conector para comunicação ethernet 100 MBITS*;

3) Conector de alimentação 9V, 3A;

4) Segunda porta USB**.

Obs.:

*As portas de comunicação RS232 e Ethernet destinam-se única e exclusivamente a comunicação com o software de administração do REP.

**A segunda porta USB só comunica com o dispositivo USB de armazenamento (Pendrive).

1.4. Funcionalidade do Teclado

1) Imprime ID do Software;

2) Imprime a RIM;

3) Acessa o Menu;

4) Navega dentro dos menus, se dentro de uma edição avançada na opção que está sendo editada;

5) Se dentro de uma edição retrocede na opção que está sendo editada ou apaga o caractere quando necessário;

6) Cancela uma opção e retorna uma tela;
7) Confirma uma operação;
8) Teclado numérico;
9) Tecla INFO apresenta informações do REP.

Obs.: Mantendo pressionada a tecla RIM por 5 segundos será emitido o comprovante com as últimas marcações de ponto realizadas no período das 24 horas precedentes.

1.5. Funcionalidade do Display

Através do visor do equipamento é possível acessar o teclado, que fornecerá as opções necessárias para realizar marcações de ponto e entrar no menu.

Ao clicar no centro do display, o teclado numérico será exibido, possibilitando ao usuário realizar a marcação através de teclado.

1) Mostrador do Relógio de Tempo Real presente em todas as telas;

2) Acessa o menu do equipamento;

3) Ícones de status do equipamento;

4) Teclado numérico;

5) Campo onde é exibida a informação digitada;

6) Botão para cancelar ou voltar;

7) Botões de navegação (apagar, confirmar e navegar entre os caracteres

digitados).

1.6. Capacidade de Armazenamento dos Colaboradores

O equipamento tem capacidade de armazenamento de até 15.000 colaboradores. É possível atrelar ao colaborador até duas referências, cada uma com até 20 dígitos. Também é possível definir se há ou não necessidade de verificação biométrica durante o ponto iniciado pelo teclado ou leitoras. No caso de esgotamento da capacidade o equipamento retornará a mídia de onde partiu o comando de cadastro um aviso de MT lotada.

1.7. Capacidade de Armazenamento de Eventos

O equipamento Prisma Super Fácil Advanced possui uma capacidade de armazenamento de 3,5 milhõess de eventos, coletados em menos 40 minutos pela porta fiscal. Também é possível coletar os dados pela segunda USB ou via software pelas portas TCP/IP ou Serial. Quando a capacidade de armazenamento chegar ao limite surgirá a mensagem “REP com a MRP lotada” e o ponto ficará interrompido e somente funcionará para a extração e AFD e geração de RIM.

1.8. Sistema de Proteção do Equipamento

O equipamento é dotado de lacre físico e sistema eletrônico de proteção contra violação, usando sensores que o bloqueiam em qualquer tentativa de abertura, quando bloqueado o equipamento terá o ponto e as comunicações interrompidas e somente será permitida a extração de AFD. Para o procedimento de desbloqueio verifique o manual operacional.

1.9. Relógio Interno

O equipamento é dotado de um circuito RTC com backup com bateria cr2032 que garante autonomia de mais de 1440 horas na ausência de energia elétrica externa, mantendo as informações de data e hora atualizadas. Para o procedimento de ajuste de data e hora consulte o manual operacional.

2. MENUS DO EQUIPAMENTO

Os menus de configurações são subdivididos em quatro opções, cada uma responsável por ajustes para o bom funcionamento do equipamento.

2.1. Sistema

Este menu possui as opções para configurações dos parâmetros de data e hora e impressora. Cada um destes menus é detalhado a seguir.

2.1.1. Data e hora

Através deste menu é possível realizar a configuração da data e hora do equipamento e configurar as datas de início e fim de horário de verão.

2.1.2. Impressora

Através deste menu é possível realizar ajustes relacionados com o mecanismo de impressão. Pode-se realizar o ajuste do papel no mecanismo impressor, configuração do tamanho da bobina de papel presente no equipamento e solicitar a impressão do spool do equipamento.

2.1.3. Gerenciar usuário

Permite que o usuário possa realizar a alteração da sua própria senha e matrícula.

2.2. USB

Esta opção fornece o recurso de importação e exportação de dados do equipamento, bem como realizar a coleta de eventos, informando filtros de data e hora ou NSR.

1. Eventos: realiza a exportação de eventos da memória do equipamento.

2. Importar: realiza a importação de configurações, empregador,colaboradores e biometrias a partir de arquivo existente no pendrive.

3. Exportar: realiza a exportação de configurações, empregador, colaboradores, biometrias e chave pública para arquivo criado no pendrive.

Obs.: O nome dos arquivos é descrito no manual operacional.

2.3. Comunicação

2.3.1 Tcp IP

Neste menu estão presentes as opcões relacionadas com o sistema de comunicação do equipamento. Através dele é possível configurar todos os parâmetros de acesso ao equipamento numa rede Tcp/IP e a Ethernet. Os parâmetros suportados pelo equipamento são detalhados a seguir:

Configurar IP: Endereço IP atribuído, automaticamente (recurso DHCP) ou manualmente, ao equipamento.

Máscara de sub-rede: Máscara de sub-rede. Definição de faixa de endereços que comunicarão com o equipamento.

Gateway: Endereço da máquina responsável pela conexão entre redes.

Avançado: Acessa submenus para configurações avançadas do sistema.

Configurar DNS: Endereço do servidor de resolução de nomes na rede.

Configurar DHCP: Ativado, configura automaticamente os parâmetros de comunicação TCP/IP, obtendo o endereço IP na rede. Desativado deve-se configurar o IP manualmente.

Configurar MAC: Endereço físico associado à interface de comunicação que conecta o dispositivo a rede.

Porta TcpIP: Porta TcpIP utilizada para conexão com software de gerenciamento.

Conexão segura: Permite que o equipamento seja configurado para aceitar conexões apenas da máquina especificada através do endereço IP definido na configuração. Quando desativado o equipamento aceita conexão de qualquer máquina.

Modo Cliente: Modo de operação do sistema de comunicação TcpIP. 2.4. Cadastros

Este menu possui as opcões de configurações do cadastro de colaborador e biometria.

2.3.2 Serial

Através desse menu pode-se alterar a velocidade da comunicação serial: 115200 e 9600.

2.4. Cadastros

Este menu possui as opções de configurações de cadastro do colaborador e biometria.

2.4.1. Adicionar colaborador

Este menu do equipamento permite adicionar um colaborador, basta informar o PIS, nome do colaborador a ser adicionado, matrícula a ser utilizada. Permite também cadastrar mais de uma matrícula, e marcar se deseja verificar a biometria. Após a inclusão do colaborador, caso tenha desejado verificar a biometria, é possível logo em seguida já adicionar a biometria para o colaborador salvo.

2.4.2. Biometria

Através do menu biometria é possível realizar o cadastro e exclusão de biometrias dos colaboradores. Para poder cadastrar uma biometria, é necessário que o colaborador esteja previamente cadastrado no equipamento. Par excluir basta informar a matrícula, nesta opção todas as biometria cadastradas para essa matrícula serão excluídas.

Obs. ao incluir biometria:

• Certifique-se que o colaborador está com a digital limpa, seca e sem cortes ou machucados;

• Solicite ao colaborador para que fique posicionado de frente ao equipamento, de forma que a biometria seja posicionada da mesma maneira que será verificada durante a batida do ponto.

Comentários (1)

luciana 20/08/2020

boa tarde

como faço pra excluir o funcionario no relogio de ponto?

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