Ponto Eletrônico RH

Confira as 8 vantagens de um Sistema de Ponto Eletrônico Web

Confira as 8 vantagens de um Sistema de Ponto Eletrônico Web

Desde o surgimento da pandemia de COVID-19, o mercado de Sistemas de Ponto Eletrônico tem se desenvolvido rapidamente para atender às novas necessidades das empresas. Com a necessidade de home office e a flexibilidade no local de trabalho, os sistemas de ponto precisaram evoluir para atender às novas demandas. Atualmente, há uma grande variedade de soluções de ponto eletrônico disponíveis no mercado, mas nem todas são adequadas para o momento atual.

A melhor escolha para a sua empresa é optar por um Sistemas de Ponto Eletrônico baseado na web, que oferece vantagens em relação aos antigos sistemas instalados em computadores. O software de ponto baseado na web permite o acesso aos dados de qualquer dispositivo, seja ele um computador, tablet ou celular, e dispensa a necessidade de realizar cópias de segurança dos dados, o que era comum nos antigos sistemas de ponto eletrônico. Além disso, o software de pontobaseado na web é mais fácil de ser gerenciado, pois todas as informações estão centralizadas em um só lugar.

Saiba agora as 8 principais vantagens de se obter um Sistema de Ponto Eletrônico Web:

1. Segurança de dados

A proteção e segurança dos dados dos colaboradores é essencial para qualquer empresa. A perda desses dados pode resultar em graves prejuízos, incluindo o acúmulo de passivos trabalhistas, a falta de confiança da equipe, entre outros. Por isso, é fundamental escolher um sistema de ponto eletrônico que ofereça segurança e confiabilidade nos registros e no tratamento dos pontos dos colaboradores.

O Sistema de Ponto Eletrônico Web é uma ótima opção para garantir a segurança dos dados. Isso porque os dados dos registros e do tratamento do ponto dos colaboradores são armazenados de forma segura na nuvem, onde os backups são feitos automaticamente e mantidos por tempo indeterminado. Desta forma, a perda de informações é praticamente impossível, garantindo a tranquilidade e segurança da empresa.

Por outro lado, o Sistema de Ponto Eletrônico instalado localmente apresenta alguns riscos para a segurança dos dados. O armazenamento das informações depende do equipamento onde o software está instalado e, em caso de formatação ou perda do equipamento, todas as informações registradas nele poderão ser perdidas. Além disso, a responsabilidade pela realização dos backups é do próprio usuário, o que pode resultar em esquecimentos e perda de informações importantes.

2. Mobilidade

O Sistema de Ponto Eletrônico Web é uma solução moderna e flexível para a gestão de ponto de colaboradores, que permite aos usuários acessar as informações de ponto a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso significa que tanto o colaborador quanto o gestor podem verificar e gerenciar seus registros de ponto a partir de seus próprios aparelhos eletrônicos sem precisar estar no escritório.

Esta versatilidade é um contraste significativo em relação ao antigo Software de Ponto local, que limita o gestor a tratar e gerar relatórios a partir do próprio computador onde ele está instalado. Além disso, o antigo software não oferece acesso aos colaboradores, o que pode resultar em perda de tempo e trabalho adicional para o gestor.

O Sistema de Ponto Eletrônico Web permite uma gestão mais eficiente e flexível dos pontos dos colaboradores, pois é possível acessar e gerenciar as informações de qualquer lugar e em qualquer momento.

Empresário acessando o Sistema de Ponto Eletrônico Web em seu celular, em uma cafeteria

3. Aplicativo para celular

Os bons Sistemas de Ponto Eletrônico Web possuem aplicativos para celular onde os colaboradores podem efetuar as marcações de ponto, lançar justificativas, enviar atestados, acompanhar seu espelho de ponto e solicitar ajustes das suas marcações via aplicativo, antes mesmo de receberem a demanda do setor de Recursos Humanos ou de seus gestores.

Os Sistemas de Ponto Eletrônico Web com aplicativo mobile são uma mão na roda para empresas que trabalham com times externos, pois os colaboradores podem efetuar as marcações de ponto através de selfie e senha no aplicativo de registro de ponto do seu celular, informando ao gestor sua geolocalização no momento da marcação. Muito valiosa essa funcionalidade para home office, não é? Softwares de ponto com instalação local em um computador não dispõem dessa funcionalidade.

Um recurso interessante é a cerca eletrônica, na qual o gestor delimita os locais possíveis de marcação. Por exemplo é possível marcar a um raio de 20 metros do posto de trabalho remoto. Isso evita a marcação de quem ainda não chegou e está em trânsito para o local.

4. Interface Intuitiva

Os Sistemas de Ponto Web são a chave para uma experiência de uso eficiente, já que são reconhecidos por suas interfaces intuitivas, que oferecem aos usuários uma experiência de uso mais fácil e agradável. A navegação é intuitiva e segue padrões comuns, permitindo que o usuário compreenda rapidamente como utilizar o sistema. Além disso, as interfaces são projetadas com um design atraente e intuitivo, o que torna mais fácil para o usuário encontrar as informações e funcionalidades que precisam.

Por outro lado, os Softwares de Ponto com instalação local costumam apresentar menus complexos, o que pode ser confuso e desafiador para o usuário. Além disso, a interface pode ser menos atraente visualmente, o que pode desmotivar o usuário a continuar usando o software.

Em resumo, a interface intuitiva é uma característica importante a ser considerada na escolha de um Sistema de Ponto, pois ela afeta diretamente a eficiênciae satisfação do usuário. Os Sistemas de Ponto Web oferecem interfaces intuitivas, fáceis de usar e atraentes, tornando-os a opção preferida para muitos usuários.

5. Descentralização do Ponto

Os Sistemas de Ponto Eletrônico Web oferecem flexibilidade e controle descentralizado de frequência dos colaboradores. Os gestores podem acompanhar e gerenciar a presença dos membros da equipe, medir o comprometimento, acompanhar horas extras, faltas, banco de horas e obter relatórios em tempo real relevantes para a gestão da equipe. Isso descentraliza as responsabilidades do operador de ponto, normalmente um analista de RH, de manter o registro de ponto atualizado e justificado, para os gestores da equipe.

Por outro lado, sistemas antigos de ponto com instalação local costumam ser acessados somente por meio de um computador local onde está instalado. Se um gestor precisar de informações sobre a frequência da sua equipe, terá que solicitar ao operador do Software de Ponto. Isso pode ser um processo burocrático e demorado, prejudicando a eficiência da gestão.

Visto isso, a descentralização do controle de frequência oferecida pelos Sistemas de Ponto Eletrônico Web é uma vantagem importante, pois permite uma gestão mais eficiente e flexível da equipe, ao mesmo tempo em que simplifica o processo de obtenção de informações relevantes para a gestão.

Homem acessando o Sistema de Ponto pelo seu celular

6. Suporte ilimitado

Sistemas de Ponto Eletrônico Web possuem suporte durante todo seu período de uso, com mensalidades bem acessíveis.Softwares locais cobram suporte avulso com o custo da hora técnica elevado. Os suportes avulsos custam, em média, seis vezes mais que uma mensalidade de software online.

Os Sistemas de Ponto Eletrônico Web oferecem suporte ilimitado durante todo o período de uso, com mensalidades acessíveis. Esses sistemas são projetados para oferecer ajuda e assistência aos usuários quando necessário, sem cobrar taxas extras.

Na Canal Automação, nosso compromisso é garantir a satisfação total de nossos clientes, por isso, oferecemos uma implantação do sistema sem quaisquer encargos adicionais, incluindo o processo de parametrização, treinamento e suporte técnico ilimitado, e para uma jornada ainda mais tranquila, não cobramos por cláusulas de fidelidade, barreiras de saída no contrato ou pelo desbloqueio de relógios de ponto.

Diferente dos Sistemas de Ponto Eletrônico Web, os softwares de ponto com instalação local cobram por suporte avulso, com preços elevados por hora técnica. Esses suportes avulsos, em média, custam seis vezes mais que uma mensalidade de software online.

O suporte ilimitado e acessível oferecido pelos Sistemas de Ponto Eletrônico Web é uma vantagem importante, pois permite aos usuários obter ajuda e assistência sempre que precisarem, sem ter que se preocupar com os altos custos associados aos suportes avulsos de softwares locais.

7. Atualização de Software e Conformidade com as Regras MTE

Os Sistemas de Ponto Eletrônico Web são atualizados de maneira centralizada e instantaneamente disponibilizados para todos os usuários, garantindo assim sempre a versão mais recente e evitando versões desatualizadas. As novas leis e convenções são incorporadas automaticamente, sem a necessidade de solicitação da empresa.

Ao contrário, sistemas com instalação local correm o risco de estar baseados em leis defasadas, comprometendo a precisão dos cálculos e expondo a empresa a possíveis problemas regulatórios.

8. Facilidade para testes

A acessibilidade sem a necessidade de instalação local torna os Sistemas de Ponto Eletrônico Web facilmente testáveis, sem compromisso. Além disso, conheça o RHiD, desenvolvido pela líder em relógios de ponto no Brasil, a Control iD, que oferece o melhor sistema de ponto para seus equipamentos.

Clique aqui e solicite 30 dias grátis. Experimente.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?