Ponto Eletrônico RH

11/06/2020 / 3 meses ½ atrás

Confira as 8 vantagens de um Sistema de Ponto Eletrônico Web

Confira as 8 vantagens de um Sistema de Ponto Eletrônico Web

Por Canal Automação em agosto 16, 2019 - Atualizado em 11 de  junho de 2020 -   

*5 minutos para ler*

Os melhores Sistemas de Ponto Eletrônico evoluíram e acompanharam as novas necessidades do mundo pós pandemia. Há diversas soluções de ponto disponíveis no mercado, porém nem todas atendem o novo momento. Um bom caminho a seguir para a escolha do Sistema de Ponto Eletrônico ideal para sua empresa é pensar em uma solução de ponto web diferente dos antigos sistemas instalados em um computador. Duas das muitas vantagens do software de ponto web é a capacidade de ser acessado de qualquer dispositivo (computador, tablet ou celular) e dispensar a necessidade de cópias de segurança dos dados (famosos backups geralmente esquecidos; felizmente isso é coisa do passado).

Saiba agora as 8 principais vantagens de se obter um Sistema de Ponto Eletrônico Web:

1 – Segurança de dados

A perda de dados de colaboradores pode gerar prejuízos incalculáveis à empresa, como o acúmulo de passivos trabalhistas, falta de confiança da equipe, entre outros.
Sistema de Ponto Eletrônico Web mantém os dados dos registros e do tratamento do ponto dos colaboradores armazenados com segurança na nuvem, onde os backups são feitos automaticamente e mantidos por tempo indeterminado. Por outro lado, quando o software é instalado localmente, ou seja, instalado diretamente em um computador, a segurança dos dados dependerá de backups constantes e da integridade do equipamento. Caso o equipamento necessite ser formatado, por exemplo, todas as informações nele armazenadas poderão ser perdidas.

2 – Mobilidade

Com o Sistema de Ponto Eletrônico Web tanto colaborador quanto gestor acessam as informações de qualquer lugar, de qualquer dispositivo com acesso à internet, ao contrário do antigo Software de Ponto local que não oferece acesso ao colaborador e limita o gestor a tratamento e relatórios a partir do computador onde ele está instalado. 

3 – Aplicativo para celular

Os bons Sistemas de Ponto Eletrônico Web possuem aplicativos para celular onde os colaboradores podem efetuar as marcações de ponto, lançar justificativas, enviar atestados, acompanhar seu espelho de ponto e solicitar ajustes das suas marcações via aplicativo, antes mesmo de receberem a demanda do setor de Recursos Humanos ou de seus gestores.

Os Sistemas de Ponto Eletrônico Web com aplicativo mobile são uma mão na roda para empresas que trabalham com times externos, pois os colaboradores podem efetuar as marcações de ponto através de selfie e senha no aplicativo de registro de ponto do seu celular, informando ao gestor sua geolocalização no momento da marcação. Muito valiosa essa funcionalidade para home office, não é? Softwares de ponto com instalação local em um computador não dispõem dessa funcionalidade.

Um recurso interessante é a cerca eletrônica, na qual o gestor delimita os locais possíveis de marcação. Por exemplo é possível marcar a um raio de 20 metros do posto de trabalho remoto. Isso evita a marcação de quem ainda não chegou e está em trânsito para o local.

4 – Interface Intuitiva

Os Sistemas de Ponto Web costumam ser intuitivos. Suas interfaces são amigáveis e familiares, pois seguem a lógica de navegação dos demais sistemas que costumamos utilizar no dia a dia, possibilitando ao operador do software um entendimento fácil e rápido do uso do sistema.
Por outro lado, os Softwares de Ponto com instalação local, possuem menus cheios de cascatas, são pouco intuitivos e de difícil compreensão. Por esse motivo, se tornaram menos atrativos aos olhos dos usuários.

5 – Descentralização do Ponto

Os Sistemas de Ponto Eletrônico Web oferecem diversos níveis de acesso. Isso significa que gestores podem acompanhar e gerir a frequência dos colaboradores que fazem parte da sua equipe, medindo comprometimento dos colaboradores, horas-extras, horas-falta, banco de horas, entre outros. Bem como obter em tempo real os dados e relatórios relevantes para gestão do time. Isso descentraliza as responsabilidades do operador de ponto (geralmente analista de RH), de manter o ponto atualizado e justificado, para os gestores de equipe.
Quando o tratamento do ponto é feito em sistemas antigos com instalação local, geralmente ele é acessado somente através de um computador onde está instalado. E caso um gestor necessite de informações sobre frequência do seu time, terá que solicitar ao operador do Software de Ponto.

6 – Suporte ilimitado

Sistemas de Ponto Eletrônico Web possuem suporte durante todo seu período de uso, com mensalidades bem acessíveis.
Softwares locais cobram suporte avulso com o custo da hora técnica elevado. Os suportes avulsos custam, em média, seis vezes mais que uma mensalidade de software online.

7 – Atualização de software e das regras MTE

Os Sistemas de Ponto Eletrônico Web são atualizado de maneira centralizada e instantaneamente distribuídos para todos os usuários. Não há possibilidade de haver versões desatualizadas. Todas as mais novas leis e convenções estão disponíveis sem que a empresa solicite.

E aqueles que usam sistemas com instalação local podem estar correndo o risco de realizarem cálculos baseados em leis defasadas.

8 – Facilidade para testes e “degustações”.

Pelo fato de não necessitar de instalação local e poder ser acessado de qualquer computador, os Sistemas de Ponto Eletrônico Web são facilmente testáveis sem compromisso. A propósito, que tal conhecer o RHiD, Sistema de Ponto Web desenvolvido pela empresa líder em relógio de ponto no Brasil? A Control iD lançou o melhor sistema de ponto para seus equipamentos. 

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