RH

Confira 4 ações infalíveis para aumentar produtividade da equipe!

Confira 4 ações infalíveis para aumentar produtividade da equipe!

A produtividade da equipe é um aspecto crítico para o sucesso empresarial. Se a equipe não estiver trabalhando de forma eficiente, isso pode afetar negativamente os resultados da empresa. No entanto, existem vários fatores que podem afetar a produtividade, como a falta de motivação, processos complexos, falta de capacitação e outros. Para ajudar a melhorar a produtividade da equipe, é importante adotar uma abordagem estratégica e implementar ações específicas.

Para ajudar o seu negócio nessa missão, reunimos, neste post, 4 dicas infalíveis que podem ? e devem! ? ser adotadas com o intuito de aumentar a produtividade da equipe. Vamos conferir?

1. Use indicadores de desempenho

Qualquer ação, para ser bem-sucedida, precisa de planejamento e monitoramento constante. Portanto, a primeira dica deste post é utilizar indicadores de desempenho (KPIs) para propor estratégias de melhoria. Ao monitorar constantemente os resultados obtidos, os gestores conseguem ter uma visão clara da situação atual da empresa e tomar decisões mais acertadas para aumentar a produtividade da equipe.

Alguns exemplos de indicadores incluem:

  • Índice de Produtividade: Receita total da empresa dividida pela quantidade de funcionários
  • Índice de Lucratividade: Lucro líquido de um determinado período dividido pela receita total desse mesmo período, multiplicado por 100
  • Índice de Turnover: Número de contratações + número de demissões dividido por 2 e, em seguida, dividido pelo número de funcionários.

2. Aplique técnicas SMART para Definir Metas

A metodologia SMART foi desenvolvida para ajudar na definição de metas e aumentar a produtividade da equipe. Ao avaliar os resultados dos KPIs, é importante traçar metas claras e desafiadoras para envolver a equipe e mantê-los alinhados aos objetivos da empresa e às suas funções.

Metas são fundamentais para o sucesso de uma organização. No entanto, se os colaboradores não compreenderem exatamente o que é esperado deles, podem confundir o que é uma meta e o que não é. Isso pode resultar em baixa produtividade, frustração e entregas de qualidade insuficiente.

A técnica SMART é composta pelas seguintes características:

  • S (specific ? específico): as metas devem ser claras e diretas, de modo que todos na equipe as compreendam.
  • M (measurable ? mensurável): é importante acompanhar os resultados para garantir a eficácia da meta. Indicadores são ferramentas valiosas para medir o progresso.
  • A (achiavable ? atingível): as metas devem ser desafiantes, mas realistas, a fim de evitar frustração e manter a equipe motivada.
  • R (relevant ? relevante): as metas devem estar alinhadas aos objetivos da empresa e gerar os resultados desejados.
  • T (time ? tempo):é crucial determinar um prazo para o cumprimento da meta, que também deve ser atingível.
equipe de sete pessoas com a mão uma em cima da outra

3. Invista no desenvolvimento dos times

As empresas estratégicas já perceberam que investir no desenvolvimento do capital humano é fundamental para obter retornos a curto prazo. Isso contribui para aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional, aumentar a satisfação dos funcionários, reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar a qualidade dos processos.

Portanto, se você perceber que os níveis de produtividade não estão satisfatórios, é importante investigar a necessidade de treinamento e capacitação da equipe. Pode ser que a equipe não esteja atingindo sua performance ideal devido a dúvidas ou obstáculos no desempenho das tarefas, e isso pode ser facilmente resolvido com ações de educação corporativa.

4. Conte com o apoio da tecnologia para otimizar processos

Nos dias de hoje, negar a ajuda da tecnologia nos processos é algo quase impensável para uma empresa que deseja evoluir. Especialmente quando o objetivo é aumentar a produtividade da equipe, contar com soluções automatizadas que otimizam procedimentos, aumentam resultados, melhoram o trabalho e poupam tempo é essencial.

Pense em algo que a sua equipe precisa fazer manualmente todos os dias, como bater ponto. Agora, imagine como a empresa e os colaboradores ganhariam em praticidade e produtividade se fosse implementado um sistema eletrônico que permitisse a ação por meio de um aplicativo online e também auxiliasse as equipes de recursos humanos com o controle e cálculo de folhas de pagamento. Muito melhor, concorda?

Agora você tem acesso a 4 dicas infalíveis para aplicar no cotidiano empresarial e aumentar a produtividade da equipe. Colocando-as em prática, você poderá observar os benefícios obtidos em breve.

Alguma dúvida ou experiência a compartilhar sobre o tema? Deixe um comentário abaixo e participe da discussão!"

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?