RH

11/06/2020 / 7 meses atrás

Confira 4 ações infalíveis para aumentar produtividade da equipe!

Confira 4 ações infalíveis para aumentar produtividade da equipe!

Por Canal Automação em julho 17, 2019 - Atualizado em Junho 2020 -  *5 minutos para ler*

A produtividade da equipe precisa estar sempre em níveis satisfatórios para que os resultados empresariais não sejam prejudicados. No entanto, sabemos que são vários os fatores que podem afetar o fluxo de produção, como desmotivação dos times, processos muito complexos, ausência de capacitação, entre outros. Por isso, é preciso agir de forma estratégica e pensar em ações para obter sucesso.

Para ajudar o seu negócio nessa missão, reunimos, neste post, 4 dicas infalíveis que podem — e devem! — ser adotadas com o intuito de aumentar a produtividade da equipe. Vamos conferir?

1. Use indicadores de desempenho

Qualquer ação, para ser bem-sucedida, precisa de planejamento e acompanhamento. Sendo assim, a primeira dica deste post é utilizar indicadores de desempenho (KPIs) para propor estratégias de melhorias.

Por meio da análise constante dos resultados obtidos, os gestores conseguem estar a par da real situação da empresa e tomar decisões mais acertadas para aumentar a produtividade da equipe.

Veja abaixo alguns exemplos de indicadores:

  • índice de produtividade: receita total da empresa dividida pela quantidade de funcionários;
  • índice de lucratividade: lucro líquido de determinado período dividido pela receita total desse mesmo período, multiplicado por 100;
  • índice de turnover: número de contratados + número de desligamentos, dividido por 2 e, em seguida, dividido pelo número de funcionários.

2. Aplique técnicas SMART

metodologia SMART foi criada para auxiliar na definição de metas, inclusive, para aumentar a produtividade da equipe. Ao observar os resultados obtidos pelos KPIs, é interessante traçar metas para engajar o time, mantendo-os alinhados aos objetivos empresariais e ao cumprimento de suas funções com eficácia.

Aqui, é válido destacar que as metas são de extrema importância para o bom funcionamento de uma organização. No entanto, caso os times não estejam realmente a par daquilo que é exigido, podem confundir o que é meta com o que não é. Como consequência, a produtividade é afetada, os níveis de frustração aumentam, a qualidade nas entregas deixa a desejar etc.

Vamos entender, então, o que é uma técnica SMART:

  • S (specific – específico): uma meta, para ser cumprida, deve ser a mais específica e direta possível. Toda a equipe deve compreendê-la com clareza;
  • M (measurable – mensurável): já explicamos anteriormente sobre a importância do acompanhamento das ações para que sejam cumpridas com eficácia. Os indicadores, aqui, ajudarão a equipe e toda a empresa no cumprimento das metas;
  • (achiavable – atingível): de nada adianta propor metas inatingíveis à equipe. Isso não só gera frustração e falta de engajamento, como desvirtua a equipe do objetivo;
  • R (relevant – relevante): as metas para aumentar a produtividade devem ser relevantes para a empresa, de modo a gerar os resultados desejados;
  • T (time – tempo): para toda meta é preciso determinar um prazo de cumprimento (que também deve ser atingível).

3. Invista no desenvolvimento dos times

As empresas que agem estrategicamente já perceberam que investir no desenvolvimento do capital humano é algo que dá retorno a curto prazo, contribuindo para o aumento da produtividade, melhora do clima organizacional, satisfação do funcionário, diminuição das taxas de turnover e mais qualidade nos processos.

Sendo assim, caso perceba que os níveis de produtividade não estão de acordo com o desejável, investigue a necessidade de treinamentos e capacitações. Pode ser que a equipe não esteja produzindo como deveria porque ainda há dúvidas e gargalos no cumprimento das tarefas: algo que poderia ser facilmente resolvido com ações de educação corporativa.

4. Conte com o apoio da tecnologia para otimizar processos

Negar o auxílio da tecnologia aplicada aos processos, nos dias de hoje, é algo praticamente impensável para um negócio que queira evoluir. Especialmente quando o objetivo é aumentar a produtividade da equipe, contar com soluções automatizadas que otimizam procedimentospotencializam resultados, aperfeiçoam o trabalho e poupam tempo é crucial.

Imagine algo que a sua equipe precisa fazer manualmente todos os dias — pode ser algo simples mesmo, como bater ponto. Agora, pense em como a empresa e os colaboradores ganhariam mais em praticidade e produtividade caso fosse adotado um sistema eletrônico que, além de permitir a ação por meio de um aplicativo online, também auxiliasse os times de RH com o controle e cálculos de folhas. Muito melhor, concorda?

Agora você tem em mãos 4 dicas infalíveis para aplicar no cotidiano empresarial e aumentar a produtividade da equipe. Sendo assim, coloque em prática o que aprendeu com esta leitura e comece desde já a observar os benefícios obtidos.

Ficou alguma dúvida? Quer compartilhar a sua experiência sobre o tema? Então, deixe agora mesmo um comentário abaixo e participe da discussão!

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 0 + 3?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)