RH

Aprenda a automatizar os processos de RH

Aprenda a automatizar os processos de RH

Automatizar os processos de RH é essencial para empresas modernas que desejam se manter competitivas no mercado. Através da utilização de tecnologias de gestão de pessoas, o setor de RH pode deixar tarefas manuais para as soluções de automação resolverem, permitindo que se dediquem muito mais para o desenvolvimento e gestão das pessoas, colaborando de forma efetiva para o atingimento dos objetivos das empresas.

Ao controlar o ponto, lidar com a folha de pagamento, desenvolver processos de recrutamento e seleção, entre outras atividades do dia a dia do RH, com o apoio da tecnologia, tudo fica muito mais simples.

Se a sua empresa ainda não utiliza processos automatizados de RH, é importante considerar a modernização dos processos. Afinal, as empresas que já utilizam tecnologias de gestão de pessoas há anos perceberam a importância dessa estratégia para otimizar suas operações e manter um alto nível de produtividade.

Quer conhecer as principais tecnologias de gestão de pessoas disponíveis no mercado? Não perca tempo e siga em frente!

Quais processos de RH podem ser automatizados?

Controle de ponto

Atualmente, monitorar a frequência dos colaboradores tornou-se uma tarefa mais simples e eficiente graças às soluções tecnológicas disponíveis. É possível registrar os horários de entrada e saída por meio de diversas opções, como o relógio de pontoeletrônico por meio de biometria, cartões de proximidade, código de barras ou senha, e o tratamento das marcações pode ser realizado de forma automatizada por meio de um software especializado.

Com o controle de ponto, todas as informações são armazenadas de maneira centralizada e confiável, garantindo a precisão e segurança dos dados. Além disso, essas informações são cruciais para o processo de fechamento da folha de pagamento, pois o sistema gera automaticamente relatórios e informações fundamentais para essa atividade.

Para saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar na gestão do controle de ponto, confira algumas opções disponíveis clicando aqui

Folha de pagamento

A automação da folha de pagamento é um processo que traz inúmeras vantagens operacionais para o setor de Recursos Humanos. Com a eliminação de tarefas manuais, os dados tornam-se mais precisos e as informações ficam centralizadas em um único sistema, minimizando a ocorrência de falhas humanas.

Responsavel pelo RH mexendo no computador fazendo pesquisas sobre qualificacao habilidades e desempenho dos colaboradores da empresa

Além disso, o controle financeiro dos colaboradores pode ser realizado com maior eficácia, uma vez que é possível gerar relatórios e acessar o histórico dos funcionários com poucos cliques. Com a automatização, a equipe de RH pode dedicar mais tempo a outras atividades que agregam valor ao negócio.

Recrutamento e seleção

Essa é uma poderosa ferramenta de automação, pois ajuda a equipe a não desperdiçar tempo com tarefas manuais. As soluções de recrutamento e seleção, dispõem de diversas funcionalidades. Veja algumas facilidades a seguir:

– Traça o perfil dos candidatos com agilidade;

– Realiza uma triagem eficiente, sem a necessidade de longas entrevistas;

– Permite que o agendamento de entrevistas sejam feitos pelo próprio candidato, via sistema;

– Fornece feedback em massa aos envolvidos na seleção, de forma automática.

Pesquisa de clima organizacional

Realizar uma pesquisa de clima organizacional pode ser um processo delicado e trabalhoso para a equipe de RH, que precisa extrair opiniões sinceras dos colaboradores sobre a empresa. Felizmente, as soluções de pesquisa automatizadas facilitam o preenchimento dos questionários pelos colaboradores e a tabulação de dados. Dessa forma, a equipe de RH pode se concentrar em trabalhar de forma estratégica na elaboração das perguntas e na análise dos resultados para compreender as respostas e implementar ações relevantes para melhorar o clima organizacional.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um processo essencial em qualquer organização, porém, executá-lo manualmente pode representar um custo significativo de pessoal para a empresa. Com a automação desse processo, as soluções de avaliação de desempenho permitem que as empresas coletem e armazenem de forma segura todas as informações relevantes em um único local, centralizando todo o histórico das avaliações.

Além disso, essas soluções oferecem medição dos resultados e suas evoluções, possibilitando a identificação de pontos fortes e fracos dos colaboradores. Com a automação da auto-avaliação dos colaboradores, o processo torna-se mais eficiente, economizando tempo e recursos do RH, permitindo que a equipe trabalhe de forma mais estratégica.

Como é possível automatizar esses e outros processos?

O uso de bons softwares de gestão de pessoas permite às organizações automatizar os processos de RH. Atualmente, o mercado oferece soluções que retiram das equipes de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas o peso de realizar manualmente tarefas como seleção, controle de ponto, fechamento de folha de pagamento, entre outras, tornando o setor mais estratégico e menos operacional.

Além de tomarem tempo, todas essas atividades estão sujeitas a erros e falhas humanas, gerando passivos trabalhistas incalculáveis, mas que podem ser evitados a partir do uso de ferramentas dedicadas exclusivamente a essas tarefas.

Veja um resumo das principais vantagens de se usar softwares de gestão para o RH:

  • Foco na estratégia;
  • Menos trabalhos manuais;
  • Menor índice de erros e falhas humanas;
  • Históricos de colaboradores;
  • Agilidade nos processos de seleção;
  • Informações armazenadas com mais segurança;
  • Acompanhamento do desenvolvimento de carreira dos talentos;
  • Automatização do cumprimento das exigências legais.
Imagem ilustrativa de mulher responsável pelo RH selecionando com uma caneta um perfil em um sistema de alta tecnologia

Neste artigo, procuramos abordar como o uso de softwares de gestão e a automatização de processos de RH podem facilitar o dia a dia da equipe, permitindo maior foco nas atividades estratégicas.

A automação de atividades excessivamente trabalhosas e manuais fazem com que as organizações ganhem tempo e qualifiquem seu relacionamento com os colaboradores.

Caso tenha interesse em saber mais a respeito desse tipo de tecnologia, entre em contato com a gente agora mesmo! Estamos à disposição para ajudá-lo a encontrar a solução ideal para o seu negócio.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?