Antenas Antifurto Varejo

Antena antifurto: saiba como funciona e como instalar o sistema antifurto em sua loja com economia

Antena antifurto: saiba como funciona e como instalar o sistema antifurto em sua loja com economia

A antena antifurto é utilizada como uma das principais estratégias de prevenção a perdas para lojas de varejo.

Então, um sistema de antenas e etiquetas antifurto permite que você obtenha melhores resultados. O seu estabelecimento comercial ganha segurança e maior rentabilidade. Quem não deseja maximizar lucro no fim do mês, afinal?

E sabe o que é melhor? Quando comparado ao impacto das perdas, o custo das antenas antifurto é baixo e de simples instalação. O retorno do investimento é positivo.

Neste guia completo sobre antena antifurto, você vai saber tudo sobre como obter segurança de forma simples e barata. Vamos responder as seguintes perguntas:

  1. Como funcionam as Antenas Antifurto?
  2. Quais os tipos de Antenas Antifurto mais comuns?
  3. Etiquetas Antifurto: Como escolher?
  4. Como retirar ou desativar Etiquetas Antifurto?
  5. É difícil instalar Antena Antifurto?
  6. Qual a melhor e mais econômica solução de vigilância eletrônica?

Cliente furtando em loja de bebidas

A cada segundo, milhares de furtos são contabilizados em estabelecimentos comerciais, especialmente em lojas de roupas, supermercados, livrarias, farmácias e lojas de departamentos.

Para cada tipo de negócio, há um sistema de proteção de mercadorias específico e simples de ser utilizado, que impacta positivamente:

  • Na redução severa de furtos;
  • Aumento de vendas - as antenas são ponto estratégico de divulgação de produtos e em alguns casos funcionam como contadoras de fluxo de clientes, oferecendo informações preciosas como dias e horários ideais para lançamento de promoções;
  • Aumento de receita - através da sublocação das antenas para propaganda de marcas parceiras. Essa prática é muito utilizada em estabelecimentos com grande fluxo de clientes.
Um dado interessante: Apesar de praticamente todo grande varejista utilizar antenas e etiquetas antifurto, atualmente esse sistema de segurança está presente muito mais em lojas pequenas e médias do que em grandes. O que antes era acessível apenas aos grandes, hoje é comumente utilizado por lojas de todos os portes devido à entrada no país de equipamentos importados de alta qualidade a baixo preço.

#01 - Como funcionam as antenas antifurto?

Os sensores antifurto das antenas nas saídas das lojas funcionam enviando um sinal que se espalha em todas as direções, com um alcance de até 1,5m.Antena Antifurto Transmissora e Receptora

Os modelos mais comuns de antenas antifurto necessitam de um par emissor/transmissor como estrutura mínima para criar um campo de identificação para as etiquetas antifurto.

Veja como funciona a antena antifurto:

  1. A antena transmissora envia o sinal para a antena receptora, formando um campo magnético;
  2. Uma pessoa se aproxima da saída com um produto protegido com uma etiqueta antifurto, quecapta o sinal eletromagnético da antena transmissora;
  3. A etiqueta antifurto interfere no campo magnético sendo percebida pela antena receptora;
  4. Por fim, as antenas acionam seu alarme sonoro, luminoso, de vibração ou uma combinação de sinais.

O sistema antifurto por antenas pode ser conectado ao sistema de monitoramento por câmeras do CFTV. Esse tipo de solução é muito eficiente e bastante utilizado em grandes varejos. Sistemas mais modernos de vídeo estão preparados para acionar as imagens da câmera de saída quando as antenas disparam o alarme.

Curiosidade: Os sinais emitidos pelas antenas antifurto podem causar mal à saúde? Esses sinais são perigosos para o ser humano?

A resposta é: Não! São inofensivos, mesmo para portadores de dispositivos eletronicos como marcapasso

#02 - Quais os tipos de Antenas Antifurto mais comuns?

Os tipos mais comuns de antenas antifurto utilizados no varejo, são:

  • AM - Acusto Magnética: Frequência de 58kHz;
  • RF - Rádio Frequência: Frequência de 8,2MHz.
Vamos entender qual a frequência adequada para o seu tipo de negócio?

Antena Antifurto RF - 8,2MHz

O sistema RF é o queridinho das lojas de roupas. Também é utilizado em lojas de departamentos e supermercados, embora tenha o sinal interrompido por líquidos e metais.

O sistema RF é frequentemente mais barato. As etiquetas antifurto adesivas RF são mais finas e isso reduz seu custo. Além disso, é a tecnologia mais econômica quando o assunto é energia.

A desvantagem do sistema antifurto RF quando comparado ao AM é o enfraquecimento do sinal com mercadorias líquidas ou metálicas.

Antena Antifurto AM - 58kHz

O sistema AM tem melhor detecção e consegue abranger maior distância que as antenas antifurto RF.

Os sinais do sistema AM não são interrompidos por líquidos ou metais. Por esse motivo, as antenas antifurto AM são muito utilizadas em Farmácias, Supermercados, Lojas de Eletrônicos, Cosméticos e Perfumarias.

A desvantagem do sistema antifurto AM quando comparado ao RF, é o consumo de energia mais elevado.

Há uma infinidade de modelos, cores e designs de antenas antifurto, mas o mais importante é definir o sistema antifurto adequado para seu negócio.

Antena antifurto na entrada de uma loja de roupas

Agora que você entendeu o tipo de tecnologia antifurto ideal para seu negócio, vamos em frente!

#03 - Etiquetas antifurto: como escolher?

Antenas e etiquetas antifurto devem ser combinadas, devem ser da mesma tenologia e possuir a mesma frequência.

De forma simplificada, a etiqueta antifurto interfere no campo magnético das antenas. Essa interferência se dá de forma diferente para sistemas AM e RF:

  • As etiquetas antifurto AM operam em baixa frequência: 58kHz. Ela absorve a energia eletromagnética da antena transmissora e informa a sua presença para a antena receptora de forma codificada, que aciona seu alarme. Sua detecção é mais eficiente devido à codificação.
  • Já as etiquetas antifurto RF operam em alta frequência: 8,2MHz. Apenas absorvem a energia da antena transmissora e geram uma interferência no sinal. A antena receptora percebe essa interferência e dispara seu alarme. A detecção é menos eficiente quando a interferência é atenuada na presença de líquidos ou metais.
Então, se o estabelecimento possui antenas AM, as etiquetas devem ser AM. Para antenas RF, as etiquetas devem ser RF. Caso contrário, etiquetas e antenas não irão interagir entre si.

Em termos de formato, existe uma infinidade de etiquetas antifurto, específicas para cada tipo de produto. Etiquetas para roupas, sapatos, garrafas, óculos, joias, e por aí vai. Você pode conhecer os principais modelos clicando em: Etiquetas Antifurto

#04 - Como retirar ou desativar Etiquetas Antifurto?

As etiquetas antifurto descartáveis, aquelas coladas nos produtos, são desativadas através de um desativador de etiquetas antifurto. Já as tags, etiquetas antifurto rígidas, são retiradas dos produtos através de um desacoplador.

Os desacopladores de etiquetas rígidas possuem tecnologia magnética. Funcionam com um imã poderoso que extrai o pino da etiqueta antifurto do produto protegido. O desacoplador de etiquetas funciona tanto com etiquetas tags antifurto AM quanto com Tags RF.

As etiquetas antifurto descartáveis necessitam ser passadas por um desativador de etiquetas antifurto eletromagnético para não acionarem o alarme das antenas antifurto. Cada frequência de sistemas antifurto, seja AM ou RF, necessita de um desativador específico, ou seja, o desativador do sistema AM não desativa etiquetas adesivas RF e vice versa.

#05 - É difícil instalar Antena Antifurto?

A instalação de antenas antifurto é tecnicamente simples. Pode ser feita por pessoas que tenham noções básicas de elétrica, sem necessidade de pagar um alto preço para instalação. Mas necessita de alguns cuidados:

  • Respeite a distância máxima entre as antenas para obter o melhor resultado;
  • Mantenha as Etiquetas Antifurto numa distância de 1,5 metros das antenas para não causar o acionamento indevido do alarme;
  • Grandes equipamentos elétricos e armações de metais devem ser mantidos a 1,5m de distância das antenas;
  • Interfones devem ficar a 1m de distância das antenas para que não causem interferências e acionamento do alarme.

Saiba como instalar antena antifurto. Assista à instalação completa:

Video de intalação de Antena Antifurto

Ufa! Parece que agora temos um expert pronto para escolher um modelo de sistema para sua empresa! Vamos então para última resposta:

#06 - Qual a melhor e mais econômica solução de vigilância eletrônica de mercadorias?

É o sistema de antenas antifurto.
O simples fato de uma loja possuir antenas antifurto na porta de entrada, já é fator inibidor de furto.
A aquisição de um sistema completo de antenas antifurto é relativamente barato e de fácil implementação.
Na hora de escolher o tipo dos sensores antifurto, se AM ou RF, capriche, não economize poucos reais e escolha o que realmente se adequa à sua necessidade. A perda por furtos custa muito mais no dia a dia.
Veja quanto o sistema antifurto completo pode custar clicando em: Sistemas Antifurto
Conclusão
  • Se você leu todo o artigo, já tem informação suficiente para escolher o seu Sistemas de Antenas Antifurto
  • As antenas com tecnologia AM detectam as etiquetas em produtos líquidos e de metais;
  • As antenas RF consomem menos energia;
  • Lembre-se que os sistemas antifurto necessitam combinar a frequência das antenas, etiquetas e desativadores de etiquetas descartáveis.
  • Os desacopladores, aqueles que funcionam como imã para retirada das tags antifurto, servem tanto para as Tags AM quanto para as RF.
Ficou com dúvida? Podemos lhe ajudar! Ligue para 11 3522-3548 / 41 4063-8240 ou fale conosco através do chat ou whatsapp.
Gostou do post? Por favor comente!
Muito obrigada pela leitura! Esperamos ter ajudado.
Equipe Canal
Escrito por Rachel Sperb
Rachel Sperb
Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?